O Centro
de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias e Secretaria Municipal de Cultura
realizará no período de 23 de setembro a 06 de outubro de 2013 o 10° Festival
de Teatro em Duque de Caxias nas categorias adulto e infantil.
Regulamento:
- Os espetáculos serão apresentados no Teatro Raul Cortez no Centro Cultural Oscar Niemeyer em Duque de Caxias;
- Os espetáculos que tem como proposta de direção o posicionamento do público no palco, só poderão ser realizados caso a direção tenha a flexibilidade de manter a frente do palco livre para a plateia, assumindo, por consequência a formatação de “ferradura”;
- Não será permitida apresentação com tempo superior a 1 (uma) hora e 30 (trinta ) minutos de duração;
- Cada grupo se responsabilizará pelas despesas decorrentes da montagem, cenografia, figurino e transporte até o teatro;
- No ato da inscrição o grupo deverá indicar três datas possíveis para a sua participação, no período do Festival. Em caso de conflito de datas entre os candidatos pré-selecionados, os envolvidos serão consultados para que o impasse seja superado;
- O uso do crachá e a identidade dos participantes serão exigidos na entrada da sede do Festival;
- Todos os Grupos receberão certificado de participação;
- As inscrições serão abertas aos Grupos de Teatro de Todo o Brasil;
- Após a seleção haverá uma reunião com os representantes de cada grupo.
INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS ATÉ O DIA 23 DE AGOSTO DE 2013.
Os interessados devem enviar:
·
01 (uma)
cópia impressa do texto;
·
Currículo do
grupo;
·
Proposta de
encenação;
·
Planta baixa
de cenário;
·
Mapa de luz
e som;
·
Fotografias,
releases, cartazes e matérias de jornal;
· DVD com a gravação do espetáculo;
· Autorização
do autor ou da SBAT;
·
Liberação do
ECAD;
·
01 (Uma)
foto 3x4 de cada membro do grupo.
·
01 (Uma) cópia
do documento de identidade de cada membro do grupo.
· Autorização do Juizado de Menores, caso haja a
participação de menores no espetáculo.
O
Material acima deverá ser enviado aos cuidados do Sr. Guedes Ferraz para o
seguinte endereço:
10º
Festival Nacional de Teatro em Duque de Caxias - Teatro Municipal Armando Melo.
Av.
Frei Fidelis, s/n – Centro - Duque de Caxias - CEP 25011-060 / RJ.
Informações:
(21) 2671-3056 (horário comercial)
Informações:
cptdc@hotmail.com
Seleção:
- A não apresentação de um dos itens citados no parágrafo anterior implicará na desclassificação automática do trabalho inscrito.
- Será considerada como critério de avaliação a data limite de 23 de Agosto de 2013 para a postagem do material solicitado.
- Todos os espetáculos inscritos serão avaliados em caráter de pré-seleção.
- A divulgação dos trabalhos
selecionados, titulares e suplentes, para a participação no 10º Festival Nacional
de Teatro em Duque de Caxias, será feita a partir das 0:00h do dia 02 de Setembro de 2013,
no endereço: cptdc.blogspot.com.br. e através de postagens no facebook.
- Alguns Grupos que não forem selecionados para a mostra competitiva, poderão receber o convite para participarem na mostra paralela, que acontecerá no TEMAM – Teatro Municipal Armando Mello. Para a mostra paralela serão aceitos espetáculos de rua, prevendo para estes a apresentação na Praça do Pacificador – Centro Cultural Oscar Niemeyer.
Da Comissão Julgadora:
A comissão julgadora do
Festival será constituída por pessoas de cultura teatral, pública e notória,
designada pela Comissão Organizadora.
Premiação:
Serão 24 mil reais em
prêmios, divididos em duas categorias; adulto e infantil.
- Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 6.000,00 (seis mil reais);
- Segundo Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
- Terceiro Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 2.000,00 (dois mil reais)
- Melhor Diretor: Troféu;
- Melhor Ator: Troféu;
- Melhor Atriz: Troféu;
- Melhor Ator Coadjuvante: Troféu;
- Melhor Atriz Coadjuvante: Troféu;
- Melhor Figurino: Troféu;
- Melhor Maquiagem: Troféu;
- Melhor Cenografia: Troféu;
- Melhor Iluminação: Troféu;
- Premio CPT de Dramaturgia: Troféu.
Ficha de Inscrição:
Nome do
Grupo:__________________________________________________________
Nome do Espetáculo:_______________________________________________________
Autor:_____________________________ Direção:_______________________________
Duração:__________ Categoria:________________________ Gênero:_____________
Endereço do
Grupo:________________________________________________________
Responsável:__________________________________
Identidade:_________________
Telefones:__________________________________
E-mail:_______________________
FaceBook:___________________________
Skype/Viber/Voxer:____________________
Nº de componentes:
_______ Masc:______ Fem:______
*Elenco por ordem de entrada em
cena:
Ator/Atriz Personagem(ns)
01.
|
||
02.
|
||
03.
|
||
04.
|
||
05.
|
||
06.
|
||
07.
|
||
08.
|
||
09.
|
||
10.
|
||
11.
|
||
12.
|
||
Ficha Técnica:
Nome
Direção
|
|
Autor
|
|
Figurinos
|
|
Maquiagem
|
|
Cenários
|
|
Iluminação
|
|
Sonoplastia
|
|
Trilha Sonora
|
|
Contra-Regra
|
|
21 comentários:
Olá!
Gostaria de saber se haverá ajuda de custo aos grupos de outras cidades/estados para transporte, estadia e alimentação...?
Também gostaria de ser informado sobre isso. Obrigado!
Boa tarde...Tb gostaria de saber isso??? Terá ajuda de custo para os grupos de outras localidades??
Pessoal. Não haverá ajuda de custo. Espero que isto não esfrie o interesse de vcs. Venham participar e celebrar conosco a nossa 10ª edição. Esperamos vcs.
Saudações Teatrais.
E sobre hospedagem e alimentação? Oferecem algo?
Obrigado pelas respostas.
E não entendi os 24 mil em prêmios se:
Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 6.000,00 (cinco mil reais);
Segundo Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 4.000,00 (dois mil e quinhentos reais);
Terceiro Melhor Espetáculo: Troféu e R$ 2.000,00 (mil e quinhentos reais)
E o melhor espetáculo é 6.000,00 ou 5.000,00 - numérico tá um valor e por extenso tá outro...
:)
Bastet.
Já lhes respondi por email, mas para os demais que possam ter a mesma dúvida, já corrigimos este erro. Vale o valor numérico.
Por enquanto só podemos garantir o pernoite e a alimentação.
Abçs.
Obrigado pelo retorno! Até breve e sucesso no festival!
Vamos ver como fazemos aqui para nos inscrever.
Abraço!
Há um tempo mínimo para cada espetáculo?
Uma dúvida: Currículo do grupo (é do grupo em si ou de cada componente?)
Glauber.
Um dos critérios para a seleção é o currículo do grupo. Com isso, não quero dizer que um grupo recém-formado
não possa participa. Se o grupo ainda não fez um histórico, não podemos exigir e nem inibir o grupo na formação do mesmo. Mas, se quiser enviar o currículo resumido dos atores, não há problema.
Saudações Teatrais.
Oi Renata. Acho que te respondi por email, mas não tenho a certeza. Por isso respondo agora:
Há sim um tempo mínimo e máximo para as apresentações. Tempo máximo 90 minutos e tempo mínimo 40 minutos.
Obrigado.
Tenho duas dúvidas:
1ª- Com faço pra pedir autorização do ECAD? As entradas de alguns atores tem fundo musical.
2ª- Todos os atores precisam ter o DRT?
Oi tem modalidade rua?
O Material acima solicitado,
fotos, matérias de jornal, cópia do texto, documentos,CD, etc deve ser enviado via correios? Não temos a opção de envio digital? Fotografia pr exemplo, é uma coisa que não revela mais.Aguardo esclarecimento para efetivar a inscrição no Processo seletivo do festival.
Joseane. Vc deve procurar o escritório do ECAD e informar quais as músicas utilizadas no seu espetáculo, inclusive o tempo de utilização de cada uma delas. Quanto ao DRT, considera-se que o espetáculo é profissional quando 50% mais um, possui o registro na DRT. Mas isso não é critério de avaliação para a seleção. Nem está previsto no regulamento esta exigência. pode inscrever mesmo que os atores não possuam DRT.
Não há modalidade de rua. Caso tenha o interesse de participar da mostra não competitiva com o espetáculo de rua, envie-nos o material solicitando espaço na mostra.
Grato.
Clara.
Vc pode enviar as fotos em um cd ou dvd.
É importante que elas tenham boa resolução. Mas, todo material deverá vir via correio. Material adicional necessários após a seleção, entraremos em contato e solicitaremos que seja enviado para o nosso email.
Só mais uma dica, Clara. Vc pode imprimir as fotos e não revelar. Mas aceitamos gravadas em cd/dvd.
Obrigado pelo contato.
Pessoal tem que ter ajuda de custo,pois ajuda a locomover os grupos a chegarem ao festival,o certo seria abaixar o dinheiro da premiação ou dividir a todos os contemplados revertidos em ajuda de custo e premiar somente o primeiro colocado com troféu,o virar uma Mostra em que todos ganham...
por favor, um numero de telefone que eu possa falar com alguém da produção, pois minhas tentativas de contato por email não foram respondidas.
Postar um comentário